sábado, 25 de fevereiro de 2012

Minha jaula enferrujada.

Todos nós nascemos enjaulados. Presos em um reduzido espaço fortemente guardado. De nossas jaulas podemos enxergar apenas outras jaulas, em filas intermináveis da mais profunda reclusão. Sob a luz do sol e da lua, trabalhamos arduamente para manter acesa a chama da liberdade...

Afinal, vivemos uma vida restrita, com uma rotina onde até mesmo a quebra do script tem de ser minunciosamente arquitetada. Um passo fora da linha em direção ao exterior e logo somos atirados de volta às jaulas, surrados e postos novamente em nossos devidos lugares.

Não devemos pensar. Não devemos querer. Não devemos sentir. Somos seres frios, racionais. A lógica da sobrevivência impede o movimento em direção ao verdadeiro amor, à verdadeira amizade, a um sorriso sincero. Em contrapartida, nosso grande cativeiro fica envolto às disputas entre o gênero (des) humano. Medo, rancor, inveja, ódio, desespero, guerra e sofrimento... Dor. São palavras do cotidiano, imersas em ações de terceiros que, indubitavelmente, se importam com algo: o próprio nariz, salvar a própria pele, passando por cima dos outros e estabelecendo suas próprias regras tolas de conduta, que só servem para aprisionar muitos em novas jaulas.

Os poucos que se arriscam abrindo os olhos e deixando os sentidos se manifestarem encontram-se em desespero, na beirada da falésia da loucura. Os tons de cinza do céu e o constante clima escuro da morte que espreita a todos nós. E aquele cheiro! Os odores de nossas próprias porcarias que emanam de nossos corpos, de nossas respirações. De nossos corpos em pleno processo de decomposição involuntária. Tudo isto complementado com uma trilha sonora bastante humana: gritos. Desespero, dor, arrependimento, ciúmes, ódio...

Ah... A tão sonhada liberdade...!

Será que alguém chegou a alcança-la de verdade? Será um mito, uma utopia? Um conto de fadas, talvez?

Bem, ninguém nunca passou caminhando pelo meu cárcere e me contou as maravilhas do lado de fora dessa prisão.

No entanto, ainda está em tempo de aproveitar esses últimos resquícios de sanidade e ir a busca desse sonho. Não adianta me segurar pelas pernas, pelos braços... Eu escaparei, nem que seja mordendo as grades, cabeceando-as, até que se corroam, que cedam. Escaparei da minha velha jaula enferrujada.

Sei que não há volta.

Só espero que o lado de fora não seja uma loucura maior, que me faça perceber que eu estava mais seguro do lado de dentro...

4 comentários:

  1. Você não imagina o quanto estou feliz por ver um novo post aqui no seu blog. Você sabe o quanto eu incentivei isso, porque esse é um dom que Deus te deu e que não deve ser desperdiçado.
    Realmente concordo com as suas palavras. Vivemos sim na constante busca por uma liberdade. Mas aí eu pergunto: que liberdade é essa? O que é liberdade? Um assunto muito complexo para tratar num post em plena 1h50 da manhã. Rsssss... Seja qual for o sentido da palavra, eu diria que a liberdade, significando a livre escolha, existe em parte, pois sempre teremos alguma influência para direcionar ou afetar as nossas escolhas, seja por medo de decepcionar, de não acertar. Enfim, cabe aos corajosos correrem para o mundo, tomando as devidas precauções e rezando para que acertem, pois a realidade nem sempre corresponde aquela que desejamos. Agradeço aos céus por ter você ao meu lado para enfrentar essa loucura. Vamos em busca dos nossos sonhos, amor. Parabéns pelo texto. Amo você.

    ResponderExcluir
  2. É bom ver você de volta por aqui, você sempre escreveu muito bem, não devia abandonar isto. Espero continuar a ver novos textos seus.

    ResponderExcluir
  3. Que saudade que eu estava das tuas palavras Arthur! De ver sua forma de pensar! Concordo com Lila quando ela disse que esse seu dom não pode ser desperdiçado!
    Estou completamente presa nessa jaula, tentando escapar pelos menores buracos, mas a liberdade aqui tá sendo muito mais uma questão mental que física hein? Esse tal desse medo tem acabado comigo, com todos. Na verdade, esse tal de medo anda impedindo as pessoas de serem felizes!
    Poste mais vezes meu preto lindo! Adoro seus textos! bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu bom amigo e excelente escritor retorna...
    Já estava sentindo sua falta por aqui.
    Como sempre, um texto reflexivo e de qualidade surpreendente.
    Não deixe de lado esse DoN que tens...

    ResponderExcluir